Portal RTS - Rede de Tecnologia Social



Informativo Eletrônico

E-mail*
Nome

                                             Twitter    YouTube    Aumentar o tamanho da fonte Voltar ao tamanho padrão de fonte Diminuir o tamanho da fonte
Ações do documento

Técnicas de captura de enxames de abelhas são tema de publicação


Coleção ABC da Agricultura Familiar apresenta técnicas de baixo custo voltadas à segurança alimentar e à geração de emprego e renda para as comunidades.

Foto: Embrapa
Tecnicas-de-captura-de-enxames-de-abelhas-sao-tema-de-nova-publicaCAo.jpg
 

18/01/2010 - Investir na apicultura, uma das atividades mais antigas desenvolvidas pelo homem, requer cuidado e conhecimento técnico. Apesar das citações e dos registros históricos que remetem à colheita e ao uso do mel desde a Antiguidade, o método de aproveitamento do produto evoluiu e deixou de ser tão rudimentar quanto era, o que acabava por comprometer os enxames, quase totalmente destruídos no momento da retirada do mel. Graças a estudos constantes e à busca por formas mais adequadas de produção, hoje o convívio com as abelhas é bem diferente.

Para contribuir com esse processo de melhoria da produtividade apícola, em parceria com a Embrapa Clima Temperado – responsável pelo conteúdo técnico da obra –, a Embrapa Informação Tecnológica acaba de lançar mais um título da coleção ABC da Agricultura Familiar sobre o assunto. Como capturar enxames com caixas-isca enfoca os principais aspectos que devem ser considerados nesta etapa do processo, quando há necessidade de se povoar colmeias e formar apiários produtores.

Em formato de bolso, a publicação mostra, detalhadamente, como atrair os insetos e onde alojá-los, assim como a descrição – acompanhada por fotos – da construção das caixas-isca previamente preparadas, além de suas dimensões ideais, de acordo com o previsto pela Confederação Brasileira de Apicultura (CBA). Traz, ainda, recomendações sobre o material mais indicado para a montagem e a pintura dos recipientes, que variam segundo o nível de atratividade dos enxames e a durabilidade.

A importância do corte e da colocação das lâminas de cera alveolada, a seleção das substâncias aromáticas para atrair os enxames e a disposição das caixas-isca também merecem destaque no livro, assim como a indicação da época mais recomendada para a disposição dos depósitos no campo e a recomendação da necessidade de revisões periódicas dos enxames capturados.

Linguagem simples

Idealizada com o objetivo de facilitar as atividades do dia-a-dia no campo, a coleção ABC da Agricultura Familiar é composta por 24 títulos diferentes que abordam, de maneira prática, temas como plantio correto de frutas e hortaliças, criação de bovinos, de caprinos, de galinhas caipiras e de peixes, e ainda formas de armazenamento de água da chuva e construção de barraginhas.

Para os produtores, uma das vantagens de usar a série como guia de consulta é o fato de  as técnicas apresentadas serem de baixo custo, voltadas à segurança alimentar e à geração de emprego e renda para as comunidades. Todos os conteúdos são produzidos por pesquisadores das Unidades Descentralizadas da Embrapa e editados pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF).


ABC da Agricultura Familiar

Como capturar enxames com caixas-isca pode ser adquirido por R$ 4,00 na página eletrônica www.embrapa.br/liv, pelo  telefone +55 (61) 3448-4236, pelo fax +55 (61) 3448 2494, ou via e-mail vendas@sct.embrapa.br. A Livraria Embrapa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no seguinte endereço: Embrapa Informação Tecnológica – Parque Estação Biológica – Av. W3 Norte (final) – Caixa Postal 040315 – Brasília/DF – CEP 70 770-901.

Fonte: Embrapa

 

Portal mantido por: IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Desenvolvido por: SCF Informática