Portal RTS - Rede de Tecnologia Social



Informativo Eletrônico

E-mail*
Nome

                                             Twitter    YouTube    Aumentar o tamanho da fonte Voltar ao tamanho padrão de fonte Diminuir o tamanho da fonte
Ações do documento

Artesanato dá nova utilidade a pneus descartados


Produção de mobiliário ajuda a reaproveitar pneus e ainda pode gerar ocupação e renda.

Foto: ASN
Artesanato-da-nova-utilidade-a-pneus-descartados.jpg
No Brasil, são descartados aproximadamente 50 milhões de pneus por ano

11/02/2009
- No Brasil são descartados aproximadamente 50 milhões de pneus por ano. Em tempos de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, esse material é considerado inimigo por acumular água parada facilmente. Além disso, é prejudicial ao meio ambiente, pois leva até 600 anos para se decompor.

Soluções para dar destino aos pneus velhos e abandonados passam pelo uso da criatividade e do empreendedorismo. Um exemplo é o pufe ecológico produzido pela decoradora Izabel Cristina da Silva, de Porto Velho (RO), que aproveita pneus sem o uso de recortes e sem produção de resíduos.

A idéia é fabricar peças de mobiliário com os pneus utilizando tecidos, sementes, cipó e outras matérias-primas da Amazônia. O pufe, carro-chefe da produção, já é confeccionado nas linhas Amazônia, Colors, Sementes do Brasil, Fibras e Tropical. O preço varia de acordo com o tecido que é aplicado na peça, mas fica entre R$ 200 e R$ 250.

Há também peças como revisteiro e para este ano a novidade fica por conta de um pufe feito de pneu de trator que pode acomodar até cinco pessoas. Há ainda a namoradeira, feita com quatro pneus. Os interessados podem fazer o pedido das peças pelo e-mail: pufecologico@hotmail.com ou pelo celular (69) 9984-4569. A partir de março, a marca contará com um site.

Além de fazer bem ao meio ambiente, o projeto do pufe ecológico também mostra responsabilidade social e gera renda e ocupação para os participantes. Neste ano, Izabel vai começar um trabalho com a instituição União dos Voluntários de Rondônia (Uveron) para levar o projeto para um grupo de até 20 mulheres presidiárias.

“Elas vão produzir fuxico e costurar tecidos para aplicarmos aos pneus”, conta Izabel. “A idéia é que não só o meio ambiente ganhe com essa ação, mas também as pessoas que vão aprender uma arte e um meio de obter renda”, completa. O pufe ecológico conta também com apoio de parceiros como O Boticário, a Associação dos Jovens Empresários (AJE) e a Aliança Global de Proteção Ambiental (AGP).


Por Giovana Perfeito, da Agência Sebrae de Notícias (ASN)

artesanato com pneus reciclavel

Enviado por Usuário Anônimo em 11/02/2009 22:27
muito ecologico otrabalho de reciclagem para produzir os pufes com pneus
o que fazer para participar e envolver no projeto de vocês?
Desejo poder disseminar esta idéia aqui também, na minha cidade- Barreiras-Ba.

artesanato com pneus

Enviado por Usuário Anônimo em 12/02/2009 15:16
sou artesã aqui em Aracaju Sergipe e gostaria de disseminar sua ideia junto a secretaria de Educação Estadual.

pneus como arte

Enviado por Usuário Anônimo em 12/02/2009 15:18
como fazer o puf? poderia enviar fotos do processo de confecção e material utilizado. Artesã Aracaju/Se. jea_arte@yahoo.com.br

Reciclagem

Enviado por Usuário Anônimo em 12/02/2009 10:46
Parabéns pela idéia. Isto que eu chamo de reciclados útéis para todos.
Para o meio ambiente e para as pessoas que ganham um utilitário e ainda ganham grana e esta estória dos pneus é bárbara. Saber que eles não se degradam no ambiente por muitos anos e não tem mais onde por é fatal.
Gostaria de levar esta idéia onde desenvolvo uma Secretaria de Meio Ambiente no meio da Amazônia. Em Cumaru do Norte , Pará, lá existem milhares de pneus de caminhões que levam as madeiras nobres de lá da mata.Pesponda-me: cloabrahim@hotmail.com
ou sematcumaru@yahoo.com.br
Um grande abraço e parabéns!

trabalho com mulheres

Enviado por Usuário Anônimo em 12/02/2009 14:21
gostaria de receber maiores informações pois coordeno o Ponto de Cultura Anjos da Caatinga no semiarido nordestino ,em serra branca, cariri da paraiba.Nosso trabalho tem como foco a mulher e a
sua família e temos o propósito de gerar ocupação e renda para os envolvidos .Então como já trabalhamos com fuchico e outras formas de reciclagem ;inclusive enfeites natalinos de Pet.precisamos de maiores informações por favor qualquer informação mande para amppareongsb@gmail.com
desde já agradeço
maria doralice barbosa torreão

idéia genial como participar

Enviado por Usuário Anônimo em 12/02/2009 15:57
resido em Itaboraí - RJ, estou presidente da Federação das Associações de Moradores de Itaboraí, gostaria muito de poder contar com o desenvolvimento deste projeto no municipio, com a chegada do COMPERJ, maior investimento da Petrobras no País, gostariamos de estar levando junto a ela este projeto, que em muito ajudará, o meio ambiente desde já fica agradecido e as mulheres desempregadas tamb

sair do anonimato

Enviado por Usuário Anônimo em 12/02/2009 16:02
enviei comentario e esqueci de me identificar- lair de almeida santos - presidente da federação das associações de moradores de itaborai - itaborai - rj - lairmulherdeluta@yahoo.com.br

Puf de pneus

Enviado por Usuário Anônimo em 13/02/2009 10:12
Oi,Izabel, Muita Luz, em seu Caminho!!
Estou em Maputo, Moçambique-Africa. Sou artista plastica e desjo colocar este projeto de reciclegem em pratica. Peço se possivel, detalhes de como se confecciona o puf-ecologico. Mui grata Missionaria Cerena

pufe ecologico da amazonia

Enviado por Usuário Anônimo em 20/02/2009 19:59
Obrigado pelos elogios.


Brevemente o site estara acessivel com todos os detalhes.

Aguarde

Izabel Cristina


Aresanato de pnesu reciclado

Enviado por Usuário Anônimo em 17/02/2009 10:47
Bom dia , gostei muito da ídéa e gostaria de obter o contato da pessoa para confeccionar uma reportagem, se possívelnos forneça o email desta fonte.

Maria Evana
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Justiça e do Desenvolvimento Social

E mail da Izabel( Idealizadora do projeto PUFE ECOLÓgico

Enviado por Usuário Anônimo em 17/02/2009 10:56
Bom dia!
Maria Evana, obrigado pelos elogios e meu email é bel.eventos@hotmail.com ou pufecologico@hotmail.com

Estou no aguardo

Izabel Cristina

puf ecologico da amazonia

Enviado por Usuário Anônimo em 20/02/2009 19:50
Maria Evana,
Obrigada pelo contato.
Meu e mail p contato : pufecologico@hotmail.com
O site do projeto estaem construcao

Izabel cristina

Parceria

Enviado por Renato José da Silva Maciel em 14/10/2009 16:34
Olá! Muito legal o puf de pneus, sou reciclador e faço puf com garrafas pet. Gostaria de conhecer a sua técnica c/pneu e lhe passar a minha com garrafas pet e assim contagiar cada vez mais pessoas com o prazer e a nescessidade da reciclagem. Um abraço e parabéns.... Aguardo contato. email: rjs.maciel@hotmail.com

Reportagem

Enviado por Usuário Anônimo em 27/02/2009 13:01
Bom dia!

Maria Evana, conforme contato anterior meu contato para uma possível entrevista, pufecologico@hotmail.com ou bel.eventos@hotmail.com e tel celular 69 99844569/32231445 Resid.

informações

Enviado por Usuário Anônimo em 11/03/2009 10:27
GOSTARIA DE OBTER MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE SUA IDÉIA DE FAZER PUFS COMO FUNCIONA A FABRICAÇÃO FAÇO PARTE DE UMA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E ACHEI MUITO INTERESSANTE SEU TRABALHO OBRIGADO E BOA SORTE

pneus arte

Enviado por Usuário Anônimo em 02/03/2009 00:26
gostaria de aprender afazer os pufs isto é possivel

puff de pneu

Enviado por leila reis em 14/10/2009 15:59
Izabel, deixei antes um comentario que falava de vidro temperado quebrado nos banheiros.Querida,amo artesanato e reciclagem enfim reaproveitamento de lixo. Imaginava como seriam meus pufs ecomo serao os restante dos moveis pois desejo ideias assim. Quero colaborar com o meio ambiente. Vejo que consigo reproduzir sua ideia, e minha mente flui neste sentido.Quero fazer pra minha casa e minha regiao. Posso fazer tranquila???

puff de pneu

Enviado por leila reis em 14/10/2009 15:59
Sensacional poder ter lindas peças gastando pouco e principalmente protegendo meio ambiente praticando desenvolvimento sustentavel.Tambem usei esta pratica usando vidro temperado quebrado nos meus banheiros e cosinha como revestimento. Nisto tenho prazer. Parabéns

ONG Arte em Pneus - SP

Enviado por Daniel Arenas em 14/10/2009 15:59
Olá Izabel !

Lhe escrevo para das os parabéns pela tua atitude de reaproveitar pneus para confeccionar pufes ecológicos.
Somos de uma ONG de SP, chamada Arte em Pneus e desenvolvemos esse tipo de trabalho desde 2001. Estamos reformulando nosso site e você poderá ver muitas idéias para usar como referência!
Temos que coletar os pneus que estão poluindo o ambiente e evitar a proliferação de pragas e insetos transmissores de doenças. Tem muito pneus por ai e temos que ensinar todo mundo pra salvar nosso planeta.
Se precisar de ajuda nos avise,ok?
Parabéns novamente e continue nessa empreitada ecológica. São exemplos como você que dão força ao conceito de preservação ambiental.
Muito obrigado!
Atenciosamente,

Daniel Arenas
Ecodesigner Coordenador Geral da ONG Arte em Pneus
www.arteempneus.org.br

como fazer

Enviado por neemias eliezer em 14/10/2009 16:34
gostaria que se pudesse enviasse as orientações para confeccionar o puff. abrigado Neemias. neeliezer@yahoo.com.br

Portal mantido por: IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Desenvolvido por: SCF Informática